Pastores ou Lobos ???

PASTORES OU LOBOS ???

Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.

João 10:1

         Amados do Senhor, prestem atenção nesta figura:

         Existia em certa região um Pastor de ovelhas conhecido pela sua benevolência, temperança e amor por suas ovelhas. Um Pastor que sempre optou pela paz e sempre aconselhou seus auxiliares à mesma opção.

         Tal Pastor, com certeza, não era perfeito e, como todo ser humano, também tinha os seus defeitos, que eram minimizados tal o valor de seu coração. Apesar dos muitos problemas que carregava em sua vida particular, nunca deixava que os tais atingissem as ovelhas das quais cuidava.

         À sua volta, na mesma região, existiam outros pastores inescrupulosos e que só pensavam em aumentar os seus rebanhos às custas do rebanho alheio.  Tais pastores a tempos vinham tramando para invadir o rebanho daquele bom pastor para arrancar-lhe as ovelhas, mas não conseguiam... às vezes uma ou outra ovelha se perdia, mas acabava voltando para o aprisco.

         Certa feita, reuniram-se tais pastores inescrupulosos e engendraram um plano para atacar aquele aprisco. Conversaram a noite toda tentando achar o ponto fraco do bom pastor e, ao final da conversa, resolveram que o atingiriam onde ele era mais frágil: no seu coração !

         Resolveram que iriam aliciar aquela ovelha em que mais confiava e, para isso, teriam que usar dos artifícios que tinham... então o líder daqueles inescrupulosos pastores resolveram que na primeira oportunidade que tivessem mostrariam aquela ovelha como os seus apriscos eram grandes e quantas ovelhas eles alimentavam com as melhores rações que se podia comprar... mostraram um aprisco rico, com ovelhas gordas, limpas e de lãs extremamente brancas, algo momentâneamente inimaginável para aquele bom e humilde pastor que com muita dificuldade mas com muita dedicação, cuidava de seu rebanho... começaram a oferecer àquela ovelha um pouco da ração com que alimentavam as suas, ofecereram-lhe também um lugar de destaque, sim, ofereceram-lhe o sininho de líder para colocar no pescoço, além da farta ração e de um lugar bem quentinho no aprisco vizinho...

         E a ovelha, sem mais nem menos e sem se despedir do bom pastor, fugiu para o outro aprisco... o bom pastor sentiu-se traído, pois confiava tanto que aquela ovelha nunca o deixaria que nem com a marca de seu rebanho a marcou, desta forma, não poderia reclamar ao pastor inescrupuloso o sequestro de sua mais amada ovelha.

         E o bom pastor chorou muito por sua ovelha, pois viu o quanto ela foi enganada pela riqueza do aprisco vizinho... o bom pastor conhecia aquele aprisco e o fim que ele dava as ovelhas... aquele aprisco era um aprisco comercial... as suas ovelhas eram fortes e gordas porque eram cevadas para o corte e para serem vendidas nas feiras e portas...

         Que fim triste o das ovelhas que pulam de seus apriscos... que fim triste o dos pastores que assaltam apriscos vizinhos e não têm o mínimo de respeito pelo colega de profissão.

         Mas agora é hora do bom pastor tomar as suas providências, é hora de cercar o seu aprisco... de colocar as murtas em volta do seu rebanho e deitar-se à porta do aprisco. Agora o pastor terá que ensinar as suas ovelhar a dar sinal quando o lobo tentar pular as cercas... as ovelhas precisam ficar bem juntinhas para se protegerem... têm que deixar de lado as pequenas rixas entre elas, mesmo quando outra ovelha de seu aprisco tentar comer no mesmo balde... para que, no momento do ataque, possam todas gritar juntas em favor de seu pastor.

         Aqui vai nosso protesto contra os pastores que ao invés de se preocuparem em cuidar das ovelhas que na realidade não lhes pertence, passam suas medíocres vidas como pastores salteadores, pulando as cercas dos apriscos vizinhos, oferecendo alimentos recheados de substâncias viciantes e fermento de engorda para depois abandoná-las no fundo do aprisco como muitas vezes eu vi acontecer, fato que eu mesmo um dia passei quando resolvi gritar contra os erros escandalosos do pastor que um dia também me mostrou um aprisco lindo, limpo e com muita ração para que eu passasse para o seu lado e depois de me engordar, separou-me num canto para me vender à partir do momento que eu passei a gritar as suas falhas.

         À você que é este Pastor deixo esta Palavra do Sumo-Pastor:

E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte.                                                                                   Isaías 56:11

 

         E a você que é ovelha e que encontra em sua Igreja  alimento sem fermento, à você que não é engordada para a morte, diz-lhes o Sumo-Pastor:

Acautelai-vos, porém, dos falsos pastores, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.                                                         Mateus 7:15

" Quem tem ouvidos ouça ! "

 

Pastor Luiz Tamburro